terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SALVAÇÃO, OBJETIVO DA EXISTÊNCIA HUMANA

                                                                                                                                                   Pastor Ariovaldo Ramos 
Todos nós sabemos da salvação, todos nós pregamos a salvação, todos nós cremos na salvação que há em Cristo Jesus. Mas a pergunta que nós precisamos fazer é, “Qual é o conteúdo da Salvação?”.

Imagine que você chega para um amigo e diz assim:
- Eu me tornei seguidor de Jesus Cristo!
- Ai o seu amigo diz: como é isso?
- Eu me converti e me tornei um seguidor de Jesus.
- Você está falando de Jesus, aquele da cruz? É Ele mesmo.
- Você é seguidor dele agora? Sou seguidor dele.
- Mas você está falando daquele que disse que se alguém lhe tomar o paletó, você entrega também a camisa? É, é dele que eu sou seguidor.
- Você está falando daquele que disse que se alguém pecar contra você até 490 vezes num dia, você deve perdoa-lo? É, é Ele mesmo.
Ai a pessoa diz: bom então você deve ter se transformado na pessoa mais maravilhosa do mundo.

Então você tem a obrigação de mudar de vida. É isso que é conteúdo da salvação! Porque se alguém diz que é seguidor de Jesus Cristo, Ele tem que aparecer na vida dessa pessoa em algum momento. Jesus tem que aparecer na vida dele de alguma forma, não pode ser só discurso, não pode ser só conversa. Mudança de religião é que é só conversa. Exemplo: Sujeito antes era budista agora é xintoísta, agora é cada dia uma coisa, vive mudando de religião, mas nada muda em sua vida, nada muda em suas atitudes.

Conversão é buscar a vontade de Deus em primeiro lugar, é amar a Deus sobre todas as coisas. Se alguém se converteu, é nova criatura. “As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo”. Então, se tudo se fez novo, qual é a novidade?  Essa é a pergunta que todo salvo precisa responder. Se somos nova criatura, o que é que isso significa no dia-a-dia? O que significa ser salvo?

O apostolo Paulo disse: “porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17.28a). O apóstolo está dizendo que é em Deus que nós vivemos, nos movemos e existimos. Mas o mesmo Paulo disse também que: de Deus nós nos extraviamos (Rm 3.23).

Quer dizer não era para a gente existir mais. Quando nós rompemos com Deus, nós rompemos com a nossa existência. Porque tudo que existe, existe em Deus. Quando a gente rompeu com Deus, a gente rompeu com a existência, não era para nós existirmos mais. Mas, se estamos aqui, então aconteceu alguma coisa. Deus interferiu e manteve a gente existindo, mesmo a gente tendo escolhido não existir mais, por que nós rompemos com Deus.

Você pensa que o Diabo quando foi lá no jardim, ele estava pensando em construir um reino paralelo ao Reino de Deus?

“Eu vou fazer o meu próprio reino, eu vou trazer esse povo para cá, vocês vão ver, eu vou desafiar Deus”.

Não, ele sabia que isso não era possível. O que ele queria era provocar Deus de tal maneira que Deus destruísse tudo. Porque a lógica de Satanás e a seguinte: “não tem pra mim, então não tem pra ninguém”. Essa é a lógica dele. Ele é um suicida radical. Ele queria que Deus destruísse tudo.

Mas, ele não contava com o amor de Deus. E por causa do seu amor, Deus nos manteve existindo. Portanto, a gente existir já é o primeiro ato redentor de Deus. Porque quando a gente rompeu com Deus, a gente decidiu não existir mais. Quando Adão e Eva romperam com Deus, era para a raça humana ter deixado de existir. Mas Deus manteve a gente existindo porque Ele nos amou, antes de qualquer coisa. Ele tem um compromisso de amor conosco. E é por isso que nós estamos aqui. Então o simples fato de existirmos é uma prova do amor de Deus.

Quando você for falar o evangelho para alguém, pode dizer: eu sei que Deus te ama, por que você existe e o fato de você existir, já é a maior prova que Deus te ama. Deus só manteve a humanidade existindo por amor. Ele manteve você existindo, para te dar a chance de ser salvo.

Então o primeiro ato da salvação de Deus é a nossa existência. Mas Deus não parou ai.

Em Atos 14.17, diz o seguinte: “E Ele não se deixou ficar sem testemunho de Si Mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas e enchendo o vosso coração de fartura e de alegria”. Quando foi que Paulo disse isso? Lá na cidade de Listra, quando ele e Barnabé estavam pregando o evangelho, e ele viu um homem paralitico e sentiu que o homem tinha fé para ser curado. Paulo deu a palavra de autoridade no nome de Jesus e homem foi curado. O povo achou que os deuses tinham vindo a terra, e que Paulo era o representante do deus Mercúrio e Barnabé representante do deus Júpiter.  E ai, eles foram correndo buscar os sacerdotes de Júpiter e de Mercúrio e disseram: os representantes dos deuses estão aqui na cidade. Então os sacerdotes dos deuses Júpiter e Mercúrio vieram onde eles estavam para oferecer um holocausto para Paulo e Barnabé, achando que eles eram representantes destes falsos deuses. Paulo e Barnabé fizeram grande esforço para fazer com que eles mudassem de ideia, e que entendessem que eles não eram deuses, mas estavam falando em nome do Deus verdadeiro. O Deus que manda chuva e estações frutíferas.  Eles tiveram de rasgar as vestes para as pessoas entenderem isso. Eles disseram aqueles homens: “e esse Deus a quem nós estamos anunciando para vocês, Ele sempre deu testemunho de sua existência. Mesmo vocês não o conhecendo, mesmo vocês não sabendo o nome Dele, mesmo vocês não sabendo nada sobre Ele, o testemunho da existência Dele sempre existiu no meio de vocês”.

Como foi que Deus deu testemunho da existência Dele para aquelas pessoas? Resposta do apóstolo Paulo: “Dando-vos dos céus, chuvas e estações frutíferas”. O que Paulo estava dizendo era: “toda vez que chove, toda vez que a terra é regada e o alimento surge da terra e o plantio nasce, é Deus dando prova de sua existência, porque é Ele que faz a vida existir, é Ele que sustenta a vida, e é Ele que faz os frutos aparecerem”. E Paulo disse mais: “e Ele não fez só isso não, ele deu a vocês fartura de alegria no coração. Ele deu significado para a vida de vocês”. Ou seja, o segundo ato da salvação da salvação de Deus, é o da gente experimentar o bem.

O Que é que estamos querendo dizer com isso: Quando a gente rompeu com Deus, a primeira escolha que a gente fez foi a de não existir. Deus manteve a gente existindo. Qual foi a segunda escolha que a gente fez? Foi a de nos tornarmos maus. Porque Deus é bom, a gente decidiu ser o contrário de Deus, portanto, a gente escolheu ser mau, e muito mau. Se você ler Romanos capitulo 3 a partir do versículo 10, você vai ver como é que era para a gente ser mau.

Mas se Deus tivesse deixado a gente do jeito que nós escolhemos ser, ou seja, muito mau, Deus ia ter de destruir-nos quase que imediatamente. Então ia trocar seis por meia dúzia. Porque deixou a gente existindo e ia ter de matar logo depois, porque Deus não tolera a iniquidade. Tem um limite de tolerância em Deus, e quando passa do limite Ele envia juízo. Foi por isso que teve o Dilúvio, porque tem um limite para a iniquidade. Quando este limite chega, Deus manda o juízo. Foi por isso que Sodoma foi destruída. É por isso que houve a destruição de tantas cidades na história da humanidade. Não só Sodoma e Gomorra, não só a época do Dilúvio, mas todas as cidades do Vale de Canaã foram destruídas por causa da sua iniquidade. Foi o que o Senhor disse lá em Gênesis 15 para Abraão: “quando se cumprir a medida da iniquidade deles Eu vou arrancá-los de lá e vou entregar a terra deles a sua descendência”. Então se Deus tivesse deixado a gente ser mau como a gente queria ser, Ele teria de destruir a gente. Então, o que aconteceu? Deus emprestou a bondade Dele para nós.

Então, meu irmão e minha irmã, tudo de mau que há em você é seu mesmo. Mas, tudo de bom que há em você é empréstimo de Deus. E mesmo as pessoas que não tem Deus, não conhecem Deus, todo bem que tem nelas é empréstimo de Deus.

Como que você acha que gente que não ama a Deus, consegue amar os seus filhos? Deus empresta o amor para eles.

Como que você acha que gente que não ama a Deus tem senso de justiça? Deus empresta a justiça dele para eles.

Como é que você acha que gente que não ama a Deus, tem senso de certo de errado? Deus empresta para eles. Deus empresta sua bondade para a humanidade para que todos tenham tempo de se converter.

Então o segundo ato da salvação de Deus é fazer a humanidade experimentar o bem. Para não ser totalmente devorado pela sua maldade.

Primeiro – a gente existe para poder ser salvo.
Segundo – a gente experimenta o bem para poder ser salvo. Para Deus não ter de destruir-nos e nós termos tempo de ouvir o evangelho. Por isso Paulo disse a Timóteo: Prega a Palavra! Porque as pessoas só existem para ouvir a Palavra. Então prega a Palavra a tempo e fora de tempo.

Deus quebrou a lógica de Romanos 3.10-18:
- Não há um justo, nem um sequer.
- Não há ninguém que entenda;
- Não há ninguém que busque a Deus.
- Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
- Não há quem faça o bem, não há nem um só.
- A sua garganta é um sepulcro aberto;
- Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
- Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
- Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
- Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz.
- Não há temor de Deus diante de seus olhos.

Agora imagine viver numa sociedade onde não tem ninguém que seja justo.

Imagina viver numa sociedade onde não há ninguém que entenda, então não adianta falar ninguém entende mesmo.

Imagina viver numa sociedade onde todos são inúteis, onde ninguém serve para nada, tudo é inutilidade.

Imagine viver numa sociedade onde não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer.

Imagine viver numa cidade onde a garganta das pessoas é sepulcro aberto, eles só enganam, eles tem veneno de víboras nos lábios, é só mentira e engano, roubo, calunia. Imagine viver numa sociedade dessas.

Imagine viver numa sociedade onde as pessoas só tem maldição e amargura. Não tem riso, não tem festa, não tem alegria, não tem brincadeira, só tem amargura, só tem veneno, só tem maldição.

Imagine viver numa sociedade onde os pez são velozes para derramar sangue, tudo assassino.

Imagine viver numa sociedade onde o caminho das pessoas é só destruição e miséria, por onde passa vai destruindo tudo, matando tudo, roubando tudo, minando.

Imagine viver numa sociedade onde só se conhece a guerra e onde ninguém respeita a Deus.

Seria impossível viver assim. E porque que a sociedade não é desse jeito plenamente? Porque Deus emprestou ao mundo sua bondade. Então podemos ver que Deus começou a nos preparar justamente para a salvação. É por isso que temos de pregar o evangelho. Porque tudo que existe, homens, mulheres, enfim a humanidade só existe ou só foi mantida existindo para a salvação. Não tem nenhum outro objetivo, a não ser dar uma chance para essa gente se converter.


FONTE:

O Que Significa Ser Salvo, Ariovaldo Ramos - Betesda

Nenhum comentário:

Postar um comentário