quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CUIDANDO DE NOSSO MEIO AMBIENTE

                                                                                                 Rev Tim Oakley.
Quando Deus criou Adão e Eva, Ele os colocou em um jardim, com a responsabilidade de cuidar dele. Pode ser que nem todos nós tenhamos jardins, mas como descendentes de Adão e Eva, todos nós temos uma responsabilidade pelo ‘grande jardim’ ao nosso redor – o meio ambiente. Infelizmente, por causa do nosso pecado, não somos muito eficazes em cuidar dele. Somente quando Deus refizer completamente o universo, nós e nosso meio ambiente estarão em perfeita harmonia. Entretanto, a Bíblia nos dá algumas diretrizes sobre como viver aqui nos dias de hoje.
1. Leia Levíticos 25:1–7
É esta uma lei à qual devemos obedecer nos dias de hoje (a maioria de nós não é judeu), ou isto simplesmente nos dá uma boa orientação para seguirmos? Por que Deus disse a eles que não cultivassem a terra durante um ano em cada sete? Eu sugeriria as seguintes razões…
Primeiro, isto era para a honra de Deus, para relembrar o povo de que era Deus que lhes proporcionava a terra e as colheitas. Não era apenas o resultado dos esforços do povo.
Segundo, talvez porque o povo mesmo se beneficiava com uma interrupção no ciclo anual de trabalho intenso.
Terceiro, e também importante (versículo 7), era para o bem do meio ambiente – plantas, solo e animais (e até mesmo insetos)! Até mesmo nos dias de hoje, a terra é frequentemente deixada em repouso por um ano e ela se beneficia com isto.
  • Como demonstramos que Deus nos deu a terra, a chuva e as colheitas?
  • Sabemos aproveitar a interrupção do nosso trabalho para descansar e agradecer a Deus?
  • É possível abusar no uso da terra?
2. Leia Levítico 26:33–35
O povo, na verdade, se esqueceu das regras do ‘Sábado’. Por causa disto e de outras razões, eles foram retirados da terra. Veja como Deus quase se regozijou, não porque o povo lhe tinha desobedecido, mas porque afinal, a terra pôde ‘descansar’ do cultivo que tinha tido, para a glória de Deus.
Nós não seguimos as mesmas regras mas uma vez que descobrimos o que é ‘melhor’ para a terra, devemos tentar seguir o que decidimos. Tente não desanimar com as dificuldades.
3. Leia Deuteronômio 20:19–20
Na guerra, as regras de vida mudam. As pessoas podem esquecer de amar da mesma maneira. O meio ambiente também sofre. Naqueles dias, as árvores eram cortadas para uso em ataques a cidades inimigas. Deus não podia interromper isto, pois as guerras às vezes se tornam inevitáveis. Em vez disso, Ele colocou um limite nos estragos causado pela guerra. Desta forma árvores de fruto não eram cortadas. Por quê? Porque não estava dentro dos interesses futuros do povo. A falta de árvores de fruto significa não ter frutas, ter menos alimentos e um povo faminto.
  • Podemos pensar em erros cometidos em nossa região que podem ter resultado no futuro em uma quantidade menor de alimentos (ou uma queda no nível de saúde)?
  • Planejamos o que plantamos ou que fazemos para o meio ambiente apenas para o amanhã; ou para o próximo ano, ou para daqui a vinte anos (quando nossos filhos forem crescidos)?
4. Leia Mateus 10:29–31
Os pássaros pequenos são importantes para Deus? Sim! Ele os alimenta e até mesmo ‘veste’ as plantas com flores bonitas (Mateus 6:25–30). E ainda mais, Ele se importa com as pessoas. Fomos criados à Sua imagem. Ele pode até mesmo saber se um de nossos cabelos caiu. Desta forma, enquanto devemos cuidar do meio ambiente (e das plantas e animais) porque Deus se importa, ainda mais devemos nos importar com as pessoas.
  • Há quaisquer mudanças em nossa região que deveriam ser feitas porque elas iriam claramente ajudar as pessoas que ali vivem?
  • Se mudanças forem feitas, algumas pessoas irão se opôr porque o meio ambiente (árvores, animais, rios, etc) é mais ‘especial’ para elas do que as pessoas que se beneficiariam com elas? Como podemos solucionar este problema, para o bem da comunidade?
Na Bíblia, toda a criação é importante, assim como as pessoas. Espera-se que funcionemos em harmonia com o mundo que Deus fez para nos sustentar. Esforce-se quando você procurar protejer o meio ambiente e as pessoas que ali vivem. Este projeto difícil também está na agenda de Deus. Você pode orar pelo sucesso deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário