terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Armadura de Deus

A ARMADURA DE DEUS
crédito para: http://www.acts17-11.com/portuguese/armadura.html

Ef. 6:10-17 (LDH) "Finalmente, unidos com o Senhor e por meio da força do seu grande poder, sejam fortes. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Porque nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem na região celestial, isto é, os governos, as autoridades e os poderes do universo, desta época de escuridão. Por isso peguem agora a armadura de Deus. Assim, quando chegar o dia de enfrentares as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês ainda continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa-Notícia da Paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Diabo. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo dá a vocês".
VESTIDOS PARA O SUCESSO
Rom. 13:12 (LDH) "A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso, paremos de fazer o que pertence a escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz".
Jer. 46:3-4 (LDH) "... Aprontem os seus escudos e marchem para a batalha! Ponham arreios nos cavalos e montem! Formem filas e ponham os capacetes! Afiem as lanças e vistam as couraças!"
O propósito deste Estudo Bíblico é considerar e meditar sobre o significado das Escrituras para cada elemento da armadura completa de Deus, de forma que possamos permanecer de pé firmes nas batalhas da vida.
Prov. 20:18 (LDH) "Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos".
I Cor. 14:8 (LDH) "Se o homem que toca a corneta não der um som bem claro, quem se preparará para a batalha?"
FIQUE FIRME!
Apoc. 6:17 (LDH) "Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá suportá-la?
Lc. 21:36 (LDH) "Portanto, fiquem vigiando e orando sempre, para poderem escapar de tudo o que vai acontecer e continuarem firmes diante do Filho de Deus".
I Cor. 10:12-13 (LDH) "Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês tem que enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que sofram tentações além das suas forças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-las, e assim poderão sair dela".
Jd 1:24 (LDH) "A Deus, que pode evitar que você caiam e que pode apresentá-los sem defeitos e cheios de alegria na sua gloriosa presença".
Tg. 4:7 (LDH) "Portanto, obedeçam a Deus, enfrentem o Diabo, e ele fugirá de vós".
O CINTURÃO DA VERDADE
Ef. 6:14 (LDH) "... Usem a verdade como cinturão."
Isa. 11:5 (JFA) "A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins".
Ex. 12: 11 (LDH) "Já vestidos, calçados e com a vara na mão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa do Deus Eterno".
I Re. 18:46 (LDH) "O poder do Deus Eterno veio sobre Elias; ele apertou o seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até a Jezreel".
Ef. 4:25 (LDH) "Por isso não mintam mais. Cada um fale a verdade com o seu irmão, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo".
Ray Stedman: Nenhum cristão tem o direito a uma vida particular. Nossas vidas devem ser vividas abertamente perante todos os homens, transparente, um espetáculo para o mundo inteiro. Não temos vidas particulares, nem devemos esperar uma. Isto é básica e fundamentalmente errado. Os cristãos devem ser uma demonstração da verdade".
Jo. 4:24 (LDH) " Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade".
Col. 3:8-10 (LDH) "Mas agora deixem tudo isto: a raiva, a paixão e os sentimentos de ódio. E que nenhum insulto ou conversa indecente saia da boca de vocês. Não mintam uns aos outros, pois você já abandonaram a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com a nova natureza. Essa nova natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está renovando constantemente para que ela se torne semelhante a ele, a fim de trazer vocês ao completo conhecimento dele mesmo".
II Tess. 2:10 (JFA) "... para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos".
A COURAÇA DA JUSTIÇA
Fil. 3:9 (LDH) "... Eu não procuro mais ser justo por meio da minha obediência à Lei. Agora tenho a justiça que é dada por meio da fé em Cristo Jesus, a justiça quem vem de Deus e é baseada na fé".
Isa. 59: 16-17 (LDH) "... Então com a sua própria força ele venceu e, por ser o Deus justo, conseguiu a vitória. O Eterno vestiu a couraça da justiça e pôs na cabeça o capacete da salvação; a vingança lhe serviu de roupa, a sua ira foi a capa que usou".
Ex. 28:15 (LDH) "Faça um peitoral, que o Grande-Sacerdote usará para descobrir a vontade de Deus. Como o manto sacerdotal..."
I Re. 3:9 (LDH) "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal..."
Sal. 94:15 (LDH) "Novamente haverá justiça nos tribunais, e todos os que são honestos estarão a favor dela".
Prov. 2:7-9 (LDH) "Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer".
FIRMADOS NO EVANGELHO
Efe. 6:15 (LDH) ...e calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa Notícia de paz.
Efe 6:15 (JFA) ...e calçados os pés com a preparação do evangelho da paz.
Rom 10:15 (JFA) ...Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas!
Imagine-se de pé e descalço numa região árida, cheia de pedras como a do Oriente Médio. Você até pode se mover, só que com muito cuidado. Contudo, sem sapatos, você seria inútil no dia de uma batalha. O peso das outras peças da armadura, só fariam os seus pés mais sensíveis se você não tivesse proteção. Você seria um alvo fácil para o inimigo, pois não teria agilidade e estaria estremecendo de dor cada vez que tentasse se mover. Por isso é essencial ter nossos "pés calçados com o evangelho da paz".
1 Cor 15:1-4 (LDH) Agora, irmãos, quero que se lembrem da boa notícia que anunciei a vocês. Esta é a mensagem que vocês aceitaram e na qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho. E é por meio do evangelho que vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. .. Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como está escrito nas Escrituras.
Este é o evangelho como o recebemos. É tolice para muitos, mas vida e luz para aqueles que acreditam nele e desejam seguir e ser "incluídos" na morte de Cristo. Na prática, o Evangelho significa que estamos mortos para uma vida própria com todas as suas concupiscências e instintos e vivos com nova vida em Cristo. As boas novas são que ao considerarmo-nos "homens mortos" em Cristo, podemos ser colocados em paz com Deus em Cristo. Se realmente tivermos morrido para o "eu", com o tempo, os nossos instintos estarão mortos para as pedras, vidros e espinhos deste mundo que costumavam nos ferir. Aqueles firmes no Evengelho não reagirão na carne. Aio invés disso, serão movidos pelo Espírito de Deus com um desprezo protegido para tais considerações "carnais", sendo "protegidos" pelos "sapatos da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo", que é o Evangelho que traz paz.
1 Ped 2:11 (LDH) Queridos amigos, lembrem-se de que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma.
Gal 5:16-17 (LDH) O que eu quero dizer é isto: Deixem que o Espírito de Deus dirija as suas vidas e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana deseja é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana deseja. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que querem.
Rom 8:5-13 (JFA) Pois os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Por quanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem verdade pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus... se é que o Espírito de Deus habita em vós... ora, se Cristo está em vós, o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça e, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus, há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito motificardes as obras do corpo, vivereis.
Isa 52:6-7 (JFA) Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina!
O CAPACETE DA SALVAÇÃO [JESUS]
Isa 59:16-17 (LDH) Ele ficou espantado quando viu que não havia ninguém que socorresse o seu povo. Então com a sua própria força ele venceu e, por ser o Deus justo, conseguiu a vitória. O Eterno vestiu a couraça da justiça e pôs na sua cabeça o capacete da salvação; a vingança lhe serviu de roupa, a sua ira foi a capa que usou.
1 Tess. 5:8 (JFA) Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
Sal. 140:7 (JFA) Ó Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
Jesus--Yeshua em hebráico significa "Salvação". Salvação é Jesus Cristo.
Col 1:18 (JFA) Também ele é a cabeça do corpo, da igreja....
1 Cor 2:16 (JFA) Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instrui-lo, mas nós temos a mente de Cristo.
Fil 2:5 (LDH) Tenham entre vocês o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha.
1 Ped 4:1 (JFA) Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.
2 Cor 10:3-5 (JFA) Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contro o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência a Cristo
Efe 4:14-16 (JFA) Para que não mais sejamos meninos inconstantes, levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.
A ESPADA DO ESPÍRITO - A PALAVRA DE DEUS
Isa 49:2 (JFA) E fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flexa polida, e me encobriu na sua aljava.
Matthew Henry: "Para os cristãos armados para defesa na batalha, o apóstolo recomenda somente uma única arma de ataque; mas ela é suficiente, a espado do Espírito, que é a palavra de Deus. Ela põe por terra e mortifica desejos maus e pensamentos de blasfêmia conformes eles surgem em nós; e responde à descrença e ao erro conforme eles atacam por fora. Um único texto, bem entendido e aplicado corretamente, destroe de uma única vez uma tentação ou uma objeção, e põe por terra o mais incrível dos adversários. "
Heb 4:12-13 (JFA) Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
2 Cor 6:7 (JFA) Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda...
Sal 149:4-6 (JFA) Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e na sua mão espada de dois gumes.
O ESCUDO DA FÉ
EF. 6:16 (JFA) Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Sal. 35:1-3,9 (JFA) Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem. Pega do escudo e do pavês, e levanta-te em meu socorro. Tira da lança e do dardo contra os que me perseguem. Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.... Então minha alma se regozijará no Senhor; exultará na sua salvação. [Sim, Yeshua novamente].
Sal. 3:2-3 (JFA) Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus. Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exalta a minha cabeça.
1 Ped 1:5 (JFA) ...que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo.
Sal. 33:20 (JFA) A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. 1 Tim 6:12 (JFA) Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
1 João 5:4-5 (JFA) Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Prov. 30:5 (JFA) "Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam."
SEJAM FORTES NO SENHOR, PELO PODER DA GRAÇA
1 Cor 16:13 (JFA) Vigiai, estais firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes.
2 Tim 2:1 (JFA) ...fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
Ef. 3:7 (JFA) ...do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder.
2 Cor 9:8 (LDH) E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que tenham sempre tudo que necessitam e ainda mais do que o necessário para toda boa causa.
Col 1:11 (JFA) ... segundo o poder da sua glória, para toda a perserverança e longanimidade...
Fil. 4:13 (JFA) Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
A BATALHA PERTENCE AO SENHOR
1 Sam 17:47(JFA) [Davi, falando a Golias] ... e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
Deut 20:3-4 (JFA) ...Ouvi, ó Israel,; vós estais para entrar hoje na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.
Sal 18:32-35 (JFA) Ele é o Deus que me cinge de força e torna perfeito o meu caminho; faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos. Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze. Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me sustém, e a tua clemência me engrandece.
Zac 4:6 (JFA) ...Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Rom 11:36 (JFA) Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário